quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Preparativos para o natal!


Imagem daqui

A época de natal é um momento que envolve toda uma atmosfera mágica, onde toda a família se dedica nos preparativos de armar a árvore, montar o presépio, fazer a guirlanda e colocar na porta, colocar a meia na janela! São momentos que ficam na memória, por isso que a criança precisa estar presente em todas essas preparações, pois eles vão se sentir valorizados, ensinam a trabalhar em grupo, incentivam a estreitar os laços familiares e dar importância aos rituais.

Mas existe uma data certa para começar esses preparativos dos principais elementos que simbolizam essa data?

Quando montar minha árvore de natal? 

imagem daqui
                                                                                                       Muitas famílias montam no dia 6 de dezembro, que é o dia de São Nicolau, o famoso papai Noel, porém segundo a igreja Católica, o correto é montar todo dia 30 de novembro pois é quando se inicia o tempo do advento. 





E para desmontar tem uma data também?

O desmonte da árvore deve ser feito em 6 de janeiro, dia de Reis , quando os três reis magos encontram o menino Jesus. Essas são datas tradicionais porém alguns optam por montar antes, até mesmo para curtir um pouco mais do espírito natalino que fica espalhado pela casa tão carinhosamente decorada.

E para montar o presépio?

imagem daqui
A especialista Elis Rinaldi explica: "o presépio, segundo a religião católica, deve ser montado uma semana antes do Natal, ou, só a partir do Terceiro Domingo do Tempo do Advento, quando a Bíblia começa a falar do nascimento de Jesus", detalha Elis. Ainda assim, muitas famílias enfeitam a árvore e montam o presépio no mesmo dia, compondo os principais elementos natalinos de uma vez só, por uma questão de praticidade. Porém se quiser respeitar a data correta, siga a orientação


E as guirlandas, tem data para colocar?
.
imagem daqui
Quanto à essa peça não há regras que indiquem quando colocá-la e quando tirá-la da porta. Muitas famílias optam por iniciar por ela já que é uma maneira de anunciar que se começou os preparativos natalinos naquela casa. Uma vez que não há uma preocupação com datas, Elis orienta sobre como escolher o estilo da guirlanda. "Ela não precisa ter a mesma linguagem dos enfeites da árvore nem do presépio, especialmente quando estes estão em ambiente diferente. O importante é que a guirlanda combine com a casa e com os moradores. Se são modernos, ela deve ser também. Se a família e a casa é mais clean, o melhor é optar por uma mais simples, com menos ornamentos. Hoje em dia existem centenas de opções bacanas e não é difícil encontrar uma que seja exatamente o que você procura", finaliza Elis Rinaldi, da Rica Festa.

Tem uma cor certa para fazer minha decoração?

Não. As cores predominantes são o verde e o vermelho, mas nada impede de dar uma renovada e diversificar as cores! Vamos ver algumas bem legais.

Decoração roxo, dourado e verde:

Decoração dourado, prateado e branco:

 Decoração roxa e verde:

Decoração azul e rosa:

Decoração colorida:

A minha árvore já está montada, só falta o presépio e a guirlanda!

Beijos Alê

           Elo7
           Eu Decoro