terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Quartos de bebê- cores

Bom dia!!

Uma das coisas que mais nos deixam ansiosas quando estamos grávidas é saber logo o sexo do baby, para começamos a decoração do quarto! E todas mãe quer um quarto bonito, confortável e acolhedor para seu bebê! Por isso e escolha de todos os detalhes precisa ser feito com todo cuidado e carinho. E uma das coisas legais é escolher as cores, e isso é preciso ser decidido antes de comprar qualquer móvel e acessório!

Mas quem disse que temos que ficar apenas com aquelas velhas cores tradicionais? Pesquisando por aí, percebi que a tendencia em cores mais fortes está crescendo, saindo daquela decoração mais sobria e partindo para ambientes mais despojados, alegres e marcantes.

Mas antes de escolher, algumas dicas que você precisa saber. 


  • A escolha por paredes em cores mais fortes pede móveis e acessórios com cores neutras.
  • Já a escolha por paredes de cores mais neutras você pode utilizar acessórios coloridos para dar o charme.
  • Combine cores para que haja uma harmonia entre elas.
  • Quando for combinar cores contrastantes decida se quer mais mais uniformidade ou mais destaque.
  • Não precisa o quarto inteiro da mesma cor, pode utilizar outras tonalidades da mesma cor.
  • A cor mais forte e predominante pode estar nos moveis e não só nas paredes.
  • Cuidado para não combinar muitas cores e deixar o ambiente pesado;
  • Que tipo de sensação você quer despertar no pequeno?Veja as cores e as sensações que elas podem trazer:

Vermelha: É uma cor que tem bastante energia. Associado ao dourado, dentro da cultura oriental significa sucesso. 
Sensações positivas: Ousadia, paixão, poder, coragem. Sensações negativas: Instabilidade, violência, egoísmo. 
Rosa: Causa uma mudança de personalidade onde essas pessoas ficarão mais vigorosas. 
Sensações positivas: Calor, afeto, atividade. Sensações negativas: Cansaço e monotonia. 
Laranja: É uma cor de grande vitalidade, pois cria um ambiente estimulante e sua alta vibração proporciona maior rotatividade. 
Sensações positivas: Criatividade, conforto, alegria, expressividade. Sensações negativas: Desamparo, insegurança, instabilidade, inconstância.
Amarela: Associada a luz do Sol, ela da uma sensação de espaço. Essa cor é associada ao intelecto, às idéias e à inquirição mental. Sensações positivas: Calor, energia, claridade. Sensações negativas: Egocentrismo, pessimismo, negatividade. 
Verde: É uma cor que esta associada com a auto-estima.O verde nos faz avançar, nos ajuda a fluir com os acontecimentos. Sensações positivas: Equilíbrio, harmonia, relaxante, repousante. Sensações negativas: O excesso pode criar um ambiente estático. 
Azul: Transmite confiança, respeito, tranqüilidade e sofisticação. O uso em excesso pode criar um ambiente frio e indiferente. Sensações positivas: Lealdade, respeito, integridade, autoridade. Sensações negativas: Retração, indiferença, frieza. 
Violeta: De todas as cores o violeta é a mais poderosa, afeta muito as pessoas, portanto devemos usa-la com critério. O violeta claro deve ser usado com cuidado, pois pode causar desinteresse. É considerada a cor da temperança, simbolizando a lucidez, o equilíbrio entre o céu e a terra. Sensações positivas: Devoção, lealdade, meditação. Sensações negativas: Ciúmes, saudades, angústia, melancolia.
Púrpura: Ativa as emoções básicas e para não causar desequilíbrio, deve ser usada com o verde. Sensações positivas: Devoção, fé, poder, temperança. Sensações negativas: Agressividade.
Magenta: É vida, dramática e estimula as pessoas a tomarem decisões. Grande harmonia quando usada com o verde. Sensações positivas: Suavidade, amor, graça. Sensações negativas: Esnobismo, arrogância, isolamento. 
Turquesa: Para trazer equilíbrio ao ambiente, é melhor ser usada acompanhada de uma cor quente. Na cromoterapia é usada como meio de acalmar o sistema nervoso. Sensações positivas: Relaxante, revigorante, repousante. Sensações negativas: Arrogância, indiferença. 
Marrom: Proporciona a sensação de que tudo é permanente, sólido e seguro. É a cor da estabilidade e quando usada no seu estado natural como nos móveis, transmite uma energia positiva. Sensações positivas: Estabilidade, auto-afirmação, confiança interior. Sensações negativas: Melancolia, resistência a mudanças. Cinza: Embora muitos digam que é uma cor de neutralidade, seu efeito não passa despercebido.Por ser uma cor neutra, ela realça outras cores. Sensações positivas: Sabedoria, requinte, sensatez. Sensações negativas: Tristeza, desânimo, aborrecimento. 
Branca: Realça todas as cores. Faz com que elas ganhem luminosidade e vida.Em alguns países orientais, o branco é associado à morte. Sensações positivas: Paz, limpeza, juventude, pureza. Sensações negativas: Monotonia, pode irritar o sistema nervoso.
Preto: O preto é a cor que simboliza as pessoas que rejeitam a sociedade ou se rebelam contra ela. Na decoração, pode criar um ambiente dramático e dá um brilho adicional às cores próximas. Sensações positivas: Poder, responsabilidade, imponência. Sensações negativas: Indiferença, prepotência, melancolia, renúncia.